Bullet Journal [versão troll]

Esse post é sobre Bullet Journal, um método de tomar notas rápidas em um caderno com uma caneta, originalmente desenvolvido por um cara chamado Ryder Carroll. Logo ele se tornou uma febre na comunidade criativa e eu entrei na onda, embora eu faça um Bullet Journal versão troll!

No vídeo abaixo você pode ver a versão original do Bullet Journal. O método é muito sintético e até mesmo elegante.

A princípio o Bullet Journal é bastante simples. Pra começar um você precisa de um caderno e uma caneta, e nem precisa ser uma caneta especial nem nada. Até uma bic funciona.

Depois os Bullet do Ryder são baseados em um conjunto de princípios:

  • Index ou índice – duas ou mais páginas;
  • Future Log – Planos para o futuro, 2 pag;
  • Montly Log – Entrada do mês, 1 ou 2 páginas;
  • Daily Log – Entrada diária;
  • Key – as chaves de como você coloca as suas informações, um ponto, que é chamado de bullet – de onde veio o nome original desses cadernos – um círculo aberto pra compromisso ° e um sinal de maior que > e menor que < pra exportar os compromissos de um dia pro outro. Faltou um X pra marcar as atividades concluídas;

Mas o método original deu início a uma moda, e essa moda e daí um monte de pessoas começaram a fazer Bullets, ou melhor, Bujos (apelido pra Bullet Journal). Anotações simples se tornaram cada vez mais sofisticados e elaborados. Vou colocar um vídeo de um  aqui. Esse é o vídeo do canal da Boho Berry no youtube, pra vocês terem ideia de como um Bujo pode ficar estiloso

Aí você pode se perguntar, por que você deveria começar a fazer um Bullet Journal se o seu não vai ficar desse jeito?

A única maneira de responder a isso é bem simples na verdade. Mas é pessoal, a minha própria experiência. Eu sempre tive cadernos de anotações e diários, mas o problema é que eles não eram objetivos e não me ajudavam a resolver meus problemas do dia-a-dia. Quando eu comecei o meu primeiro bujo, eu não tinha muitas atividades, mas tinha muitos assuntos diferentes pra estudar e precisava ver, todos os dias, qual era a próxima coisa que eu deveria fazer.

A primeira coisa que aconteceu, entretanto, foi que eu tinha muitas informações (tinha lido e visto muitos vídeos sobre bullet journal) e não sabia como fazer para que o Bullet Journal funcionasse pra mim. Grande parte disso aconteceu porque eu não sei desenhar muito bem, e também não sou especialista em caligrafia e fazia as coisas bem mais ou menos. Portanto, eu errei muito antes de começar a fazer o meu Bujo.

Por isso mesmo aqui vão as minhas dicas pra começar:

  • Comece em um caderninho barato – eu não fiz isso, eu fiz um novo caderno especialmente para o Bullet Journal e depois de umas 20 páginas mudei de caderno essas fotos abaixo são do meu primeiro Bujo que não deu muito certo porque era, além de tudo, muito pequeno, as páginas eram a6;
  • Sempre use cadernos A5 ou maiores. Os moleskine são 14 x 12 cm, mas são caros demais, existem outras marcas que fazem cadernos legais e mais em conta. Há também a alternativa de fazer o seu próprio caderno e existem pessoas, artesãs como eu, que adoram fazer cadernos, logo, compre de quem faz AQUI!
  • Experimente por um tempo até você achar as coisas que funcionam mais pra você. No meu segundo Bujo eu experimentei muitas coisas, mas desisti dele porque as folhas eram muito finas, o papel era sulfite 75g:
  • Finalmente, comece a fazer o seu Bujo. Se você não desenha bem, faça como eu, recorte coisas. Faça o que te faz feliz. Uma coisa que essa experiência com o Bujo me ensinou foi que fazer Bullet Journal não serve só pra fazer com que você seja mais eficiente e organizada, pode ser uma experiência pra te deixar mais feliz. Toda a comunidade, todo mundo que faz um Bullet, tenta fazer anotações positivas, coisas que gostaríamos que acontecessem, pontos positivos em nós mesmos. Com o Bullet eu coloquei mais cor nos meus diários, me tornei mais eficiente, e estou escrevendo páginas de coisas que me deixam grata e feliz. Se você quer tomar uma direção mais positiva na vida, quer gastar um tempinho pensando em você mesma, quer organizar a sua seu dia-adia, fazer um Bujo pode ser a ferramenta que você está esperando pra realizar todas essas coisas;
  • A Trolll que fez esse post está ficando cada vez mais satisfeita com o Bullet versão Troll dela!

 

 

 

Deixe um comentário